O que aprendi morando na Holanda

Posted in Curiosidades by

Oi

Hoje vou falar para vocês sobre algumas coisas que aprendi morando na Holanda, e que muitas delas foram um verdadeiro choque cultural.

Vem comigo?

 

♥ Limpar a casa com aspirador e lenços umedecidos

Aqui na Holanda é muito comum limpar a casa inteira com lenços umedecidos, nada de paninho com lustra móveis, desinfetante ou coisas do gênero, é um lenço umedecido, tem pra pia, pra parede do banheiros, para as torneiras e até um próprio para o chão.

Claro que você pode optar por limpar sua casa da forma que fazemos no Brasil, porém a maioria das casas não tem ralo.

E aí que eu começo a falar do segundo ponto desse tópico para limpeza do chão se usa o aspirador de pó, para limpar inclusive o chão do banheiro e depois dá aquela lustrada com o lenço umedecido. Aqui existem vassouras para vender, mas geralmente são usadas para limpar o jardim ou áreas externas.

♥ Não ter almoço é normal

  O holandês geralmente não come uma refeição dita normal por nós com arroz, feijão e acompanhamentos, para ele a ‘refeição’ no horário de almoço é um sanduíche, muitas vezes comendo ali mesmo na mesa de trabalho, ou no trem, ou na praça, onde ele estiver 🙂

♥ Chá vai bem em todas as ocasiões

Chá é a bebida queridinha dos holandeses, eles tomam sempre e em todas as estações se no frio do outono e inverno vai um chá quente, se for um clima mais quente vai um chá gelado e assim, aprendi que o chá vai bem em todas as ocasiões.

♥ Bar é para beber pouco e conversar muito

Bares holandeses geralmente só tem bebidas e se você tiver sorte pequenos petiscos, nada como refeição, também não tem música ao vivo, o bar aqui serve para chegar, pedir uma bebida e ficar 2,3 horas conversando com o amigo e tomando a mesma bebida.

♥ É OK dizer não

Sempre me enrolei quando no Brasil eu falava as coisas diretamente e sem rodeios, aqui na Holanda aprendi que é normal falar assim, de forma prática, direta e é OK dizer não, você não precisa justificar. Se não quiser comer algo na casa de um holandês ele não vai ficar ofendido.

♥ Bicicleta é meio de transporte

Bicicleta aqui não é hobby, nem sempre, ela é meio de transporte. Com a sua bicicleta você vai para todos os lugares e em rápida velocidade.

Meu “carro”

 

Aqui podemos ver bicicletas de vários tamanhos e tipos, com cestinha, elásticos, bolsas atrás, apoio para sacolas, cadeirinha de criança e afins. Aqui bicicleta é meio de transporte e até no inverno com temperaturas negativas com uma chuva fina, gelada e chata podemos ver pessoas indo de bicicleta para estação de trem, supermercados, todos munidos com suas capas de chuva, ponchos de chuva e até guarda-chuvas.

♥ A vida acontece em Holandês.

Antes de me mudar para Holanda, eu tive a preocupação de tentar estudar o idioma, muitas pessoas dizem que você vive aqui apenas com o inglês, mas sinto informar que não é verdade.

Nos bares, lojas, supermercados e escritórios você consegue se comunicar apenas em inglês, porém toda correspondência oficial enviada a você é em holandês, o trem funciona em holandês, os ônibus idem, então né?

Eu costumo dizer que sobrevivemos com o inglês mas só vivemos de verdade na Holanda quando aprendemos a nos comunicar em Holandês, afinal o povo dessa terra dos moinhos é muito simpático e sempre tem alguém puxando conversa com você onde quer que você esteja, mas eles também são educados caso você não queira falar eles vão respeitar.

 

Bem, aqui estão algumas coisas, tem muito mais que caso vocês queiram posso fazer um outro post sobre isso. Achei que ficaria muito longo colocar nesse aqui. 😀

Beijos!

E não esqueça de se gostar compartilhar com os amigos e se inscrever na minha lista de e-mails, eu juro que não envio spams 🙂

Instagram: @mundoporkely

Facebook: Mundo por Kely

 

 

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply Raphaela

    Adorei esse: “É OK dizer não”. Realmente, a gente aqui não sabe dizer não. Também amo a idéia de bicicletas como meio de transporte, mas isso já acontece aqui, dependendo da cidade. Na cidade que eu morei em Minas se usava mt a bicicleta pra ir a todos os lugares, os únicos ônibus lá eram com hora marcada e pra ir pras cidades vizinhas. Dentro da cidade não tinha transporte público, então era bicicleta pra tudo.

    1 de julho de 2017 at 15:21
    • Reply Kely Rufino

      Não é. Infelizmente em Fortaleza ainda não acontece. A única outra cidade que eu conheço é São Paulo e lá eu nao vi muita gente usando bike como meio de transporte.
      Fico feliz de ter gostado do Post ???

      1 de julho de 2017 at 15:34

    Leave a Reply

    Você também pode gostar