Dia do Rei – A maior festa da Holanda.

Dia do Rei Holanda
Booking.com

O dia do rei – Koningsdag – é a maior festa da Holanda e ela ocorre atualmente no dia 26/04 e sabe o que se comemora nela?O aniversário do rei e em toda a Holanda ocorre uma festança só, também por ser feriado coisa rara por aqui.

Porque a festa acontece?

Tudo começou em 13 de agosto de 1885 quando o rei decidiu fazer a festa da princesa chamada Wilhelmina(leia-se Vilrremina) e o dia da rainha nasceu.

Depois em 1949, a sua filha Juliana(leia-se Iuliana) assumiu o trono real e mudou o dia da rainha para o dia 30/04 conforme a sua data de aniversário.

Quando a até então princesa Beatrix tornou-se rainha,  decidiu manter o dia 30/04 como o dia oficial da rainha em honra da sua mãe, mas desde 2013 o dia do rei é oficialmente celebrado no dia 27/04, devido a Rainha Beatrix abdicar do trono e o seu filho Principe Willem-Alexander que faz aniversário esse dia tornar-se rei.

Como celebrar o dia do rei

Além das festas e festivais fechados que ocorrem em todas as cidades, muita gente aluga um barco e faz a festa pelos canais de Amsterdam.

Além disso o rei faz um desfile oficial em alguma cidade da Holanda, esse ano de 2018 será na cidade de Groningen, então você pode tentar ir e tirar uma selfie com o rei.

Tem também as chamadas VrijMarket, feiras de usados que acontece nas ruas mesmo, e para participar basta encontrar um lugarzinho para chamar de seu, colocar as tralhas que você não quer mais, mas que pode ser útil para alguém, catar umas moedas em casa e pronto.

Mas se você for ser o cliente, lembre-se de levar sempre papel moeda ou moedas mesmo, e tudo é bem barato.

Esse ano celebrei em Leiden, mas confesso que achei melhor a noite do rei, que aconteceu noite anterior.

Dia do rei Holanda o que é

A cor oficial da festa é o Laranja, devido ao nome da dinastia real ser Van Oranje, que significa Laranja em Holandês.

A noite do rei

Para muitos holandeses a noite que antecede o dia do rei é um dia de maior festa, o motivo é que no dia do rei é feriado porém no dia seguinte não.

Então algumas cidades tem festas na noite anterior, com shows, e muita bebida é claro.

Os holandeses saem, bebem o que tem vontade e voltam já bem tarde para casa, podendo acordar tarde no dia seguinte.

Já no dia do rei que nem sempre é uma sexta-feira eles não tem essa liberdade já que no dia seguinte possivelmente terão que trabalhar.

Por hoje é isso espero que tenha gostado do post.

Me segue nas redes sociais também.

 

 

Previous Post

5 Comments

  • Reply Dai Fant

    A festa do Dia do Rei parece realmente muito divertida! Ainda mais imaginando a alegria dos holandeses podendo realmente se divertir e beber com o feriado. Muito legal a cor oficial ser laranja, eu amo essa cor e com certeza iria amar tudo! Adorei conhecer mais

    10 de Maio de 2018 at 01:00
  • Reply Patricia Monteiro

    Adorei conhecer todos esses detalhes históricos sobre essa festa tão peculiar que acontece na Holanda. Deve ser muito lindo, o povo se diverte e todos confraternizam 😊

    9 de Maio de 2018 at 11:07
  • Reply Cidália

    Deve ser uma festa muito divertida, principalmente se a maioria estiver usando a cor laranja como na sua foto! Imagino a festa pelos canais de Amsterdam, que legal!! Muito bacana a pessoa poder tirar uma foto com o rei, será uma lembrança incrível!!
    Bjs

    8 de Maio de 2018 at 18:41
  • Reply Marcia Schorn

    ola , tudo bem ? Não sabia sobre a festa do Rei , que acontece na Holanda,
    e parece uma festa muito divertida , uma pena que o outro dia não é feriado. Bjsss

    8 de Maio de 2018 at 13:22
  • Reply Lucimar da Silva Moreira

    Que bacana essa festa do Dia do Rei, deve ser uma festa muito boa aí, muita diversão entre os holandeses , gostei de conhecer um pouco da história da festa, a festa a do Rei é tipo a festa do carnaval aqui no Brasil, muita diversão pelas ruas e bebida , bjs.

    8 de Maio de 2018 at 12:49
  • Leave a Reply

    Você também pode gostar