Como contratar os Serviços Públicos na Holanda

Posted in Custo de Vida by
Serviços Públicos na Holanda
Booking.com

Quando nos mudamos pra Holanda, eu e meu marido optamos por alugar um apartamento com contas inclusas e mobiliado. Porém devido a diversas dores de cabeça que tivemos especialmente com internet(e as quedas constantes de sinal), decidimos que o segundo apartamento seria mobiliado, porém nós iríamos cuidar dos custos do apartamento, como água, luz, gás, internet, etc.

Mas como fazemos isso?

Como contratar os serviços de água, luz, telefone na Holanda.

Foi aí que encontrei a empresa partner pete , eles provém consultoria gratuita para expatriados, logo o material é todo em inglês e o atendimento também, além de ser excelente, eles tem simulações online, e cuida de toda a parte contratual desses serviços conforme suas necessidades.

Para um recém chegado eu indico demais o serviço deles.

Ah, mas não preciso de ninguém posso fazer tudo sozinho.

Caso você queira fazer por conta própria nesse site  pode comparar as empresas de energia e gás da Holanda.

A água, geralmente tem empresas especificas no municipio onde você vai morar então é sempre bom pesquisar e solicitar a ligação.

Como contratar

Para contratar os serviços geralmente é bem simples, aqui na Holanda não se corta o fornecimento de luz/gás e água, eles apenas mudam o nome do cliente, então ao se mudar você manda para a empresa de fornecimento dos serviços a leitura dos marcadores atualizada, isso é muito importante pois ao final de um ano o valor é reajustado dependendo do plano contratado.

A luz/gás pode ser feito de diferentes formas, vou mostrar algumas aqui:

Você pode fazer um contrato com valores que mudam todo mês, como no Brasil e pode cancelar a qualquer momento, ou um plano anual pagando um valor fixo mensalmente, sendo que você precisa ficar um ano ou mais com o contrato, ou tem também a opção (pelo menos na empresa em que eu fiz a Huismerk Energie) de fazer o plano com tarifa fixa, podendo cancelar a qualquer momento, e reajustando o valor no final do contrato, esse reajuste pode significar duas coisas: se você pagou a mais é ressarcido se pagou a menos deverá pagar a diferença ao final de um ano.

A água você precisa ver como ligar conforme o municipio que você vai morar, por exemplo, em Leiden a empresa de água é a Dunea, então basta acessar o site e informar a leitura do regsitro de água no dia em que você mudou. O pagamento é feito a cada 90 dias, como o valor referente aos dias.

A cada seis meses é feito uma revisão da leitura e caso precise de algum reajuste, para mais ou para menos eles informam.

A internet/telefone/ Tv a cabo, depende muito de qual empresa você vai contratar, eu utilizo a Ziggo e sou muito feliz com ela, o atendimento não é lá essas coisas, porém a entrega é bem eficiente, raramente a internet fica ruim ou cai.

Como pagar

A forma de pagamento mais utilizada e a que mais gosto é via débito automático, acho prático e rápido, mas você pode optar por pagar o boleto também.

 

Bem, eram essas as informações que eu queria passar, foram dúvidas que tive ao me mudar e começar a “pagar os boletos” esperoq ue tenha gostado e qualquer dúvida escreve aqui nos comentários.

31 de agosto de 2018
Previous Post

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Você também pode gostar