Choques culturais que você pode sentir na Holanda

Posted in Curiosidades by
Booking.com

Hoje vou compartilhar alguns choques culturais que você pode vivenciar ao se mudar para Holanda, algum desses tópicos eu mesma senti, outros eu ouvi de alguns brasileiros que mudaram para cá.

Preparado? Vamos lá

1 – Clima muito instável ou muita chuva

Na Holanda exceto durante umas duas semanas de verão, o clima pode ser meio instável: sol, chuva, sol de novo, sem falar no vento exageradamente forte.

Por exemplo: você está em casa e tá fazendo um sol lá fora, você se arruma para ir a um café e chega lá chove, você toma o café aí volta o sol.

https://bicycledutch.files.wordpress.com/2011/12/capes.jpg

Eu acho meio chato quando estou de mau humor, mas não é tão grave.

Ah, e nesse item podemos colocar também poucas horas de luz durante o inverno, já que temos só de 6 a 8 horas no máximo. 🙁

2 – As pessoas na Holanda são grosseiras e frias

Ao meu ver eles não são tão frios como pintam, eles conversam alto na rua, no trem, vivem conversando por telefone e dão três beijinhos para se despedir de você, agora eles não vão se tornar seus melhores amigos assim que lhe vê, mas eles são super prestativos e simpáticos.

Porém sim, eles são grosseiros, esbarram em você, não pedem licença, não desviam o caminho deles no supermercado, não fazem fila quando ensaiam uma, nem esperam que você desça do trem para subir, mas não podemos generalizar, depende do horário também, e também vale ressaltar que não estou falando dos holandeses mas sim, das pessoas que vejo aqui, até porque não tenho como saber se são holandeses.

Mas o importante é que nesse ponto sim é bem chato, mas como no Brasil estamos acostumados, então eu tô apredendo a lidar com isso aqui, to até aprendendo umas palavras feias para falar também.

3 – Apego a família e amigos 

Se você é muito apegado a família e aos amigos, sente falta das festas de Natal com todo mundo reunido na mesa, festa de ano-novo regado a cidra, pessoas se abraçando, festas de aniversário e etc, aqui acho muito difícil você encontrar e como é bem longe fica difícil ir sempre em todos os eventos familiares.

E as festas aqui são bem diferentes, pois não se tem tanta comida, nem demoram tanto tempo.

4 – Não fazer check up médico 

Na cultura holandesa não tem essa de fazer exames só para check up, para fazer exames você precisa estar com sintomas, as vezes nem assim, e depois de todo uma conversa com o médico.

Mas porquê? Se pararmos para entender como funciona o sistema por aqui pode ficar mais fácil aceitar, aqui desde que nasce a pessoa vai ao huisart, e o sistema de saúde é todo integrado então, quando a pessoa muda de médico vai todo o histórico dele, por isso não tem tanto a necessidade de check up, pois eles sabem que não tem nenhuma doença para tratar, para nós expatriados isso é bem injusto já que não temos histórico médico aqui.

Então se você tem alguma doença crônica que precisa tratar é bom ver com o seu médico uma carta em inglês e também providenciar receitas dos remédios em inglês, assim facilita a transição.

Obs: muitos holandeses também não gostam do sistema de saúde.

5 – Não precisar usar carro

Se você tá acostumado a usar carro para todos os lugares aqui pode ser uma dificuldade, adquirir o carro aqui nem é tão difícil ou caro, mas manutenção e estacionamento esses são de lascar, então se você não está disposto(a) a andar a maioria do tempo de transporte público, a pé ou de bicicleta pode ser um problema.

Como eu andava muito de ônibus, aqui essa parte de carro não me afetou muito, pois o transporte público é bom e com uma vasta disponibilidade.

6- A água e falta de produtos adequados para diferentes tipos de cabelo

Embora a água seja boa para beber, não faz muito bem a pele e cabelos, isso foi um choque bem grande, meu cabelo que era quimicamente tratado começou a ficar parecendo uma palha de tão ressecado e quebradiço.

E o pior que eu não encontrava bons produtos de cabelo, eu não conheço aqui lojas grandes de cosméticos, então eu ia comprando varias marcas de produtos para testar.

Hoje eu tenho uma lista de produtos que confio e uso.

Tratamento de cabelo: Linha Jonh Frieda.

Pele/Rosto: Linha Skinscience Kruidvat

Pele/Corpo: Dove, Nívea ou Vaseline.

Eu fiz até um vídeo no youtube contando um pouco dos produtos que utilizo aqui dá uma conferida lá se: Cuidados no Inverno

Por hoje é só, espero que tenha gostado e até o próximo post.

Essa foi uma lista geral das coisas que mais senti e ouvi outros brasileiros comentando, se você mora aqui deixa aí nos comentários o que você acrescentaria e você que tá mudando pra cá ou vem de férias, o que espera ver?

 

 

Previous Post Next Post

Leave a Reply

Você também pode gostar