A conquista do visto holandês – Fase 3

Posted in História by

Olá meu povo lindo e maravilhoso,

No post de hoje vou falar sobre a fase 3 da saga “A conquista do visto holandês”.

Como alguns leitores sabem, meu marido conseguiu um emprego na Holanda e então aplicamos para meu MVV categoria família.

A fase 3 consistiu em ir à São Paulo apresentar os documentos que eles solicitam, entregar a foto e tirar as digitais, pois bem irei contar como foi tudo, vamos lá?

Recebemos a carta do IND no dia 13/09/16, e no mesmo dia eu agendei para ir ao Consulado dos Países Baixos em São Paulo, já estava disponível para a outra semana então marquei para o dia 21/09.

Por sorte eu tenho uma tia que mora na cidade e então pude economizar com hospedagem, mas para quem assim como eu não mora na “cidade da garoa” e quer economizar uma graninha existe o AirBnb (hospedagem mais barata, pois são quartos nas casas de pessoas comuns, a vantagem é que você pode escolher pertinho de onde é o consulado) e o CouchSurfing (que é um sofá emprestado na casa de alguém).

Minha tia mora no bairro chamado Paraíso, de lá para o Consulado, que fica no Jardim Paulistano, era aproximadamente 40 minutos de ônibus/metrô.

No dia da aplicação amanheceu garoando o que me fez desistir do meu plano original que era ir de transporte público, pois como sou cearense não tenho muita roupa de frio :D, e estava um frio danado, então chamei um táxi pelo aplicativo 99, que tinha acabado de lançar o 99 POP que são corridas mais baratas, tipo o UBER, a corrida deu R$ 6,00 – o preço que eu pagaria no transporte público(almost), e eu cheguei lá em 30 minutos.

Enquanto eu esperava, observei os ônibus que passavam –  uma boa notícia é que o ponto de ônibus é quase em frente ao prédio do consulado – existem muitas linhas que passam lá quase todas estão sinalizadas que vão a estação de Pinheiros, a estação de metrô que é a 30 minutos a pé do consulado.

Pois bem, o consulado está localizado a Av. Brigadeiro Faria Lima, em um prédio comercial com portãozinho preto, como o mostrado na foto abaixo tirada do nosso amado google maps 😀

photo_2016-09-24_10-52-38

– ninguém nem imagina que seja lá – cheguei lá as 8:30 e o agendamento era para as 09:00, como o consulado só abre nesse horário eu tive que esperar do lado de fora do prédio, ao lado tem um “mini shopping” então me abriguei lá para fugir do frio.

As 9:00 em ponto eu subi ao consulado, fui atendida por uma mulher muito simpática, ela era brasileira então toda nossa comunicação foi em português.

Entreguei os documentos solicitados, ela conferiu, as fotos que eu levei não serviram, pois como o próprio consulado informa no site são diferentes dos outros países, então eu tive que ir tirar novas no lugar que eles indicam – é bem próximo – no Shopping Eldorado na Avenida Rebouças, são aproximadamente 9 minutos a pé, fui lá tirei as fotos, voltei e entreguei para que ela pudesse colocar no sistema, depois disso fui para outro guichê onde fui atendida por um holandês que fez a leitura das minhas digitais e pronto, recebi um cartãozinho mostrando um site e um número de rastreio da aplicação para que eu pudesse acompanhar o status on-line, o prazo são de até 10 dias úteis – não se tem histórico de ter chegado antes dos 10 – como eu não sou de SP e não poderia ficar todo o prazo, eu paguei o SEDEX para eles enviarem meu passaporte pelo correio.

Importante salientar que o valor tem que estar trocado, portanto tente levar notas baixas. 😀

photo_2016-09-24_10-52-19

Nunca que eu desejei tanto um pedacinho de papel 😀

Bem, foi isso espero que tenham gostado do Post, sei que foi extenso mas eu queria mostrar toda a experiência que tive nessa fase.

O passaporte com o visto chegou depois de 10 dias da entrega dos documentos.

Eles dão esse prazo e todos que eu conheço só receberam após esses dez dias.

Beijokas!

 

 

24 de setembro de 2016
Next Post

1 Comment

  • Reply Mundo por Kely - A conquista do visto holandês – Fase 1

    […] Depois de ter feito o pedido junto ao IND tivemos apenas que esperar, sim é muito angustiante, mas a felicidade ao receber a resposta vale muito, após receber a carta de aprovação precisei ir a SP para pegar o visto propriamente dito, levar o formulário, fotos e colher digitais, contei em detalhes nesse post. […]

    20 de outubro de 2016 at 07:35
  • Leave a Reply

    Você também pode gostar